Avó Tica

Desde que me tenho como gente, sempre ouvi dizer que tenho a boa disposição e a gargalhada aberta da minha avó Tica (nome carinhoso pelo qual era tratada pelos netos).

Além desta parecença, gosto também de realçar que falo muito sozinha, tal como a avó fazia. E com muito orgulho...! 😄

Adorava ouvir os seus monólogos, pois invariavelmente acabavam sempre da mesma maneira....com uma alegre e sonora gargalhada e depois de reparar em mim dizia:

- Aí filha, é assim que as coisas são....!

Era única e singular, de coração enorme, mas nem sempre bem compreendida.

Tinha um porte imponente, não só pela altura, mas também pelo gosto e brio que tinha em se arranjar. Era um gosto de se ver.

E não foi com o passar dos anos que se relaxou ou deixou de tratar de si. Mesmo já com alguma dificuldade, ia ao cabeleireiro para se "pôr catita".

Era uma pessoa de bem com a vida e tinha como missão engordar os netos, a quem dava quantidades pouco recomendáveis de doces, para desespero dos pais, alegria dos netos e faturação dos dentistas.....!

Todos a conheciam e gostavam dela.

De fácil trato e muito faladora, era a alegria da casa...fazia a festa, deitava os foguetes e apanhava as canas, como se costuma dizer. Felizmente mais outro traço que herdei, ah! ah! ah!

Adorava fazer roupinhas para os netos, mas confesso que as toucas me punham completamente louca e segundo a minha mãe, só descansava quando as conseguia arrancar da cabeça, coisa que nem sempre era fácil, pois estavam super bem apertadas ao pescoço.

Lembro-me das bolachinhas de chocolate envoltas em papel prata colorido, que tinha dentro de uma taça enorme, num armário, ao pé do cadeirão onde normalmente se sentava, para assim que aparecia um neto, esticar o braço e voilá...aparecia uma bolacha....era a Magia da Avó.

Recordar a minha Avó, é recordar a sua alegria de viver, o riso, as bolachas, os pastéis de massa tenra maravilhosos que fazia, a festa na cara quando passava por nós e sobretudo saber que uma parte de quem eu sou, a ela o devo e isso faz-me sentir bem e feliz, pois a avó Tica era única e inigualável e está sempre sempre comigo.

 

 

 

This article was updated on março 29, 2023

Olá, eu sou a Ana e este é o meu blog, o Baloiço das Histórias. Sempre gostei de ler e escrever.....e sobretudo de andar de baloiço. Espero que o apreciem tanto quanto eu e desfrutem da leitura. Beijos....

Comentários