Efemeridades

Deambulando pelas palavras da vida, gosto de me debruçar sobre algumas, aquelas que a dada altura me chamaram a atenção por algum motivo e que acabaram por ficar gravadas no meu subconsciente, até que, sem dar conta, acordam e voltam para me recordar que existem e que devem ser utilizadas….

Gosto da palavra Efemeridade...gosto de como me soa, mas gosto sobretudo, do que representa, pedaços de VIDA, que todos juntos se tornam na própria VIDA, nem mais nem menos….!

Breve definição de Efemeridade: “ Substantivo feminino. Característica do que é efémero; brevidade, fugacidade. Qualidade do que é breve, transitório, momentâneo, temporário. “

Ontem ao almoço, estava a conversar com a família e falou-se da esperança média de vida dos homens e das mulheres e confesso que senti um aperto no coração ao falar nesses dados estatísticos.

Sim, apesar de serem apenas números, são dados de uma média que é feita com base em valores reais e que tornam mensurável e finito o nosso tempo de vida.

E no meio deste misto de sentimentos, esta palavra surgiu de repente, como que um sinal ou aviso de que por muito que não se queira pensar nisso, a Vida e o tempo que cá andamos é muito efémero e passa tudo muito rápido…..!!!!

Quem havia de dizer que este ano a minha filha mais nova iria para a sua viagem de finalistas???!!!!! Ainda ontem era uma bebé rechonchuda e fofa (ainda hoje é fofa, mas já não é rechonchuda ☺ ☺ )…!!!

Não podemos agarrar e parar o tempo, mas podemos aproveitar cada pedacinho e tirar o melhor partido dele.

Mesmo quando se passa o dia a limpar a casa, ou a lavar roupa ou a tratar da loiça, há sempre algo de bom, que mais não seja, o cheiro a casa lavada ou o perfume da roupa ao sair da máquina.

Até o ato de estender a roupa e aproveitar a oportunidade para apanhar um pedacinho de sol e fazer fotossíntese é revigorante e saudável.

A Efemeridade é uma realidade, mas a forma como lidamos com ela, faz toda a diferença. Por isso, façam bom uso dela...pois nunca se sabe! ☺

This article was updated on julho 7, 2024

Olá, eu sou a Ana e este é o meu blog, o Baloiço das Histórias. Sempre gostei de ler e escrever.....e sobretudo de andar de baloiço. Espero que o apreciem tanto quanto eu e desfrutem da leitura. Beijos....

Comentários