Faz Hoje 14 Anos

Quem diria que faz hoje, exatamente 14 anos, que iniciava uma das maiores aventuras da minha vida......ser Mãe ☺

Contrariamente ao que pensava e ouvia, nesse dia estava muito calma e serena. Como o G. já ameaçava nascer há alguns meses e tive de ficar de repouso, neste dia, grávida de 38 semanas, estava tudo preparado para o receber.

Preparei-me calmamente, peguei em tudo o que precisava e lá fomos nós, frescos e fofos e no meu caso, super grande, mas muito elegante ☺ ☺ , claro, para o hospital.

Quando dei entrada e enquanto a enfermeira me encaminhava para o quarto, perguntou-me se conhecia a sala de obstetrícia, onde iria decorrer o parto. Respondi que não, e ela muito solicita e tendo em conta que era a única grávida ali, foi mostrar-me a dita sala.

Devo dizer, que fiquei fascinada…parecia que tinha entrado numa nave espacial, com tantas luzes, focos, e maquinetas….fiquei logo convencida que a coisa só podia correr bem, tal era a panóplia de coisas que tinham para me socorrer em caso de aflição.

Bem, voltei para o quarto e preparei-me para a chegada do nosso bebé ☺

Apesar da espera não ter sido longa, tivemos sempre a companhia, via telemóvel, do tio, muito entusiasmado, que a não parava de perguntar:

-Já nasceu?, -Já nasceu?, isto de 30 em 30 minutos. Estava mesmo com vontade de conhecer o sobrinho e, diga-se de passagem, que desde sempre são unha com carne e se adoram até ao infinito e mais além ☺ ☺

A criança estava com tanta vontade de nascer que tivemos de parar um pedacinho, para dar tempo ao pai de entrar, devidamente equipado e assistir ao evento. ☺

O primeiro grande feito dele foi fazer xixi para cima da pediatra que o estava a examinar….foi muito bom…..!!!!!!! Meu rico filho ☺

Mas, pormenores à parte, o ponto principal é que desde que o G. chegou á nossa vida, que tem sido uma aprendizagem e descoberta constante.

São muitos os desafios com que nos deparamos e aqui entre nós, por muito que se leia, ouça ou pesquise, ninguém está preparado para ser pai e mãe até ao momento efetivo e ainda assim, o caminho vai sendo construído de acordo com o que achamos ser o melhor e o mais correto para a criança.

Sei que temos cometido erros, mas só assim podemos ir melhorando e aprendendo.

Gosto sempre de lhe perguntar e pedir a opinião em todos os temas com ele relacionados, porque independentemente do que eu e o pai pensamos, em última análise a vida é dele e quanto mais crescido fica, mais importante se torna saber ouvi-lo e partilhar ideias e opiniões.

O nosso objetivo é que ele cresça com saúde, feliz e sobretudo com sentido de responsabilidade e bom carácter. Não fazemos tudo por ele e incentivamos a que vá descobrindo as coisas por ele próprio e que supere os desafios que se vão colocando no seu caminho da melhor forma que achar, dentro do correto.

Fomentamos o diálogo e gostamos muito dos momentos em família, onde partilhamos o dia a dia, esclarecemos questões e planeamos agendas, respeitado sempre o espaço e a vida dele.

Ele sabe que estamos sempre lá para ele e que o apoiamos incondicionalmente. Mas também sabe que nós, mesmo sendo amigos, somos sobretudo pais, com a responsabilidade de o educar e preparar para o futuro e em determinadas situações, enquanto ele não for maior e autónomo, a última palavra é nossa e mesmo já com 14 anos não se livra de ficar de castigo, se a situação assim o exigir….!!!!

Por enquanto nem nos podemos queixar muito. Temos um adolescente, que faz coisas de adolescente (por vezes algo irritantes, mas faz parte do crescimento), mas que é sempre prestável, carinhoso, amigo dos amigos, engenhocas e com um sentido de humor, fantástico.

Muito obrigada por seres quem és, continua a ser como és a rir com os olhos, que é uma ternura. ☺

É um privilégio ser tua mãe e podermos partilhar a vida com cumplicidade e um toque de seriedade……

 

Love You Forever.

Happy Birthday ☺ ☺

This article was updated on janeiro 29, 2025

Olá, eu sou a Ana e este é o meu blog, o Baloiço das Histórias. Sempre gostei de ler e escrever.....e sobretudo de andar de baloiço. Espero que o apreciem tanto quanto eu e desfrutem da leitura. Beijos....

Comentários