
Lareira
Em casa dos meus pais tínhamos uma lareira que nos acompanhava durante todo o inverno e só descansava no verão.
As refeições eram sempre à lareira.
As torradas feitas a lareira têm sem dúvida um sabor muito especial e sobretudo muito característico.
As noites frias eram sempre aconchegadas com o calor da chama que se mantinha, graças a paciência incansável do meu pai, que alimentava o fogo até irmos todos dormir.
E o chocolate quente maravilhoso que a minha mãe fazia acompanhado de churros aos fins de semana eram de comer e chorar por mais....um verdadeiro tesouro gastronómico!
Sempre que a família se reunia no inverno era ao pé da lareira e acabávamos por invariavelmente disputar o melhor lugar, aquele mais quente e confortável e não saíamos de lá por nada....era um fartote....(sobretudo quando precisávamos de ir à casa de banho...!!)
Tenho as melhores recordações de ver os meus avós sentados à lareira a dormitar, a ver televisão ou simplesmente sentados a olhar para o lume, perdidos nos seus pensamentos.
Rostos serenos e tranquilos de quem está efetivamente a aproveitar o momento.
Não chegavam a dar conta que eu lá estava, mas eu gostava destes pedacinhos de partilha silenciosa, pois sem o saberem iriam mais tarde fazer parte de um conjunto de doces e lindas recordações que guardo com muito Carinho e Amor no coração.
São memorias destas que nos ajudam a reviver e recordar o passado sem penas ou nostalgias, mas com o coração cheio de alegria, por termos tido a oportunidade de partilhar estes momentos com pessoas que sempre foram e continuarão a ser peças fundamentais da nossa vida e do nosso crescimento enquanto pessoa.
Comentários