MOMMY :) 

Hoje a miúda mais crescida faz anos ☺

Está como se diz: “Quanto mais velha, melhor!”.

Os anos não parecem passar pela minha mãe, que mantém aquele porte elegante, rosto bonito e sereno, a que sempre me habituou.

Espero sinceramente que isso seja hereditário, pois já a mina avó tinha uma pele de porcelana e nunca aparentou a idade que tinha.

Voltando à nossa aniversariante, este dia é de festa e celebração.

Sempre gosto de bem receber e dar muito boas festas, mas raramente se incomodava em fazer algo para si…..tínhamos de ser nós a tratar do tema, se não, não havia nada para ninguém.

Sempre colocou os outros à frente de si própria e sempre se pautou com uma conduta irrepreensível, honesta, humana e altruísta.

Professora de profissão, nasceu para isso e o resultado foi sempre visível, não só pelos desempenhos dos alunos, ao longo dos anos, como nas manifestações de carinho, amizade e confiança, que os mesmos, anos depois manifestam quando a vêm.

Não é raro ir na rua e ouvir um:

- Professora, professora, olá ☺ lembra-se de mim?

Acho isso muito bonito, pois sempre defendi que um professor não substitui os pais em termos de educação, mas pode sim ajudar e trabalhar para que os alunos se tornam responsáveis, felizes, realizados, que acreditem em si próprios. Encaminhá-los e valorizar o seu trabalho, conselheiros, ouvintes, mediadores, enfim, o papel de um professor não se limita apenas a lecionar matérias, mas sim um leque bem mais abrangente.

E é isso que eu vejo, quando os ex-alunos da minha mãe a encontram. Falam das suas conquistas, família, sonhos e mais do que uma vez os ouvi dizer que tinha sido a melhor professora que tinham tido e que foi graças aos seus concelhos e sugestões que seguiram este ou aquele caminho, do qual muito se orgulham.

É gratificante para um professor ter este feedback, mas também o é como ser humano e pessoal. Saber a importância e impacto que se teve na vida de alguém é uma enorme responsabilidade, mas também um orgulho.

Uma marca que fica na vida e para a vida. E apesar de nunca ter sido este o objetivo de vida da minha mãe, o facto de ter sido uma professora extraordinária, levou-a a atingir esse patamar.

Quando olho para a minha mãe, tenho muito orgulho em tudo o que fez e faz e na forma desinteressada, como sempre de forma tocou na vida dos demais, sem ter totalmente consciência das repercussões dos seus atos e palavras.

Mas, não obstante, tenho um reparo a fazer…..continuo a achar que devia preocupar-se mais consigo própria do que com os outros….mas isso, claro, é só a minha modesta opinião.

Muitos Parabéns Querida Mãe, muitas Felicidades e sempre rodeada de todas as pessoas que te ADORAM ☺ ☺ ☺

Joyeux anniversaire et Félicitations

 

This article was updated on setembro 23, 2025

Olá, eu sou a Ana e este é o meu blog, o Baloiço das Histórias. Sempre gostei de ler e escrever.....e sobretudo de andar de baloiço. Espero que o apreciem tanto quanto eu e desfrutem da leitura. Beijos....

Comentários