
Passeio no Zoo
Perspetivava-se um lindo dia, pois tinha acordado limpo e sem nuvens à vista.
Que sorte, pensou a Matilde, erguendo-se rapidamente da cama, assim que a mãe a foi acordar e abriu a persiana.
Hoje não se podia atrasar, nem chegar tarde à escola. Hoje iam fazer uma visita ao Zoo e ela não podia perder o transporte.
Normalmente, era menina para estar a engonhar o mais possível na cama e para sair de casa, mas hoje, contrariamente aos outros dias, foi ela que esteve à espera que a mãe e o irmão se despachassem para saírem juntos, para a escola.
Que excitação, que animação, mal podia esperar, tal era a ânsia de ver os animais e se conseguisse, fazer umas festas até!! ☺
Não chegou atrasada à escola e juntamente com os colegas, a Matilde foi fresca e fofa para o Jardim Zoológico.
Chegaram e deram então início à visita. Foram ver as aves, passaram pelos leões, cumprimentaram os elefantes, assustaram-se com as cobras, gritaram de felicidade com o espetáculo dos golfinhos, deliciaram-se a andar de teleférico, pois tinham uma vista privilegiada de todo o parque e regalaram-se com os lanches que foram distribuídos.
O dia não podia estar a correr melhor e estavam todos muito felizes e animados, claro.
Ainda faltava a visita à zona dos macacos, para poderem dar como concluído o passeio, pelo que lá foram todos, de forma ordeira, até à referida zona.
Estavam todos muito entretidos a ver as brincadeiras dos primatas, quando a Matilde captou um movimento fugaz, pelo canto do olho. Virou a cabeça para o lado e viu um pequeno macaco, muito entretido a olhar para o ar e a tentar apanhar um pássaro, que por ali se passeava.
Curiosa, como sempre, a Matilde não se fez rogada e foi-se chegando cada vez mais para o pé do macaquinho, que parecia nem ter dado pela presença dela, pois continuava muito entretido a tentar apanhar o pássaro.
Do nada, a Matilde ouviu um resmungo, e depois outro e mais outro.
Olhou em volta, mas não viu ninguém suficientemente perto, ao ponto de ouvir falar, pelo que se virou novamente para o macaco, com uma cara interrogativa…..! Será???!!! Nãaaa…….os macacos não falam…..obviamente.
Quando se preparava para voltar para o pé dos amigos, ouviu nitidamente uma voz a chamá-la.
Ok, não estou maluca, e o macaco está a falar comigo.
Voltou-se devagar e fitou o animal, com um misto de curiosidade, interrogação e graça.
- Podes ajudar-me a apanhar o pássaro, porque eu não consigo! – pediu o macaco.
A Matilde apanhada de surpresa, primeiro pestanejou, mas depois respondeu:
- Não sei se será boa ideia e se o pássaro tem vontade de ser apanhado….já pensaste nisso?
O macaco, coçou o queixo, fez o trejeito com a cabeça para o lado, olhou para o pássaro e disse simplesmente:
- Pois…….não sei responder!!!!!!
Então, a Matilde disse-lhe:
- Mas queres apanhar o pássaro exatamente para quê? Para comer?
O macaco saltou, com uma expressão de insulto na cara.
- Comer….claro que não, o que eu quero mesmo é brincar com ele. Deve ser tão bom poder voar e ver o que se passa por aí. Quero brincar com ele e também que ele me conte o que se passa.
A Matilde riu-se e disse-lhe:
- Se calhar, em vez de tentares apanhar e assim estares a assustá-lo, podias simplesmente chamá-lo e dizer-lhe isso, o que é que te parece??
O macaco ficou a pensar um pedacinho e depois abriu a cara num grande sorriso e assentiu com a cabeça.
- Vou fazer mesmo isso, obrigada pela sugestão. ☺ e já agora, sem querer ser desmancha prazeres, visto que estou a gostar muito da tua companhia, os teus colegas estão aos berros a chamar-te ☺ ☺ Acho mesmo que tens de ir.
A Matilde virou-se e de facto estavam todos os colegas a chamar por ela, e os professores também.
Apressou-se a ir ter com eles a correr, mas ainda se virou para fazer adeus a seu novo amigo, que lhe fez um grande adeus, agradecido.
Já no regresso à escola, enquanto todos falavam dos leões, girafas, golfinhos, a Matilde pensava no seu encontro com o macaco e em como essa parte da visita tinha sido o melhor de todo o dia, sem sombra de dúvidas ☺ ☺
Pensou que tinha de pedir aos pais para lá voltarem rapidamente, para ver se as coisas estavam a correr bem entre o Macaco e o seu Pássaro!!!
Comentários