Hora de Dormir

Quem me conhece, sabe o quanto eu gosto de dormir. E também sabe que, chegado a uma determinada hora, começo a ficar rabugenta e os meus níveis de paciência descem drasticamente…..:( Pelo que, o ideal é mesmo ir dormir cedo e salvaguardar as horas do sono de beleza, pois não estou a caminhar para nova e cada minuto a descansar conta….!!!

Tudo isto é muito bonito na teoria e seria de fácil execução…no entanto, temos sempre que contar com o fator *filhos*….que são uns encantos, mas no que concerne a ir dormir, aí a coisa não é assim tão linear.

Eu tento que se deitem cedo, visto que são crianças e têm de descansar, pois acordam cedo e convém irem frescos e fofos para a escola aprender e não a fazer sonecas de 5 em 5 minutos…..nos intervalos dos recreios.

Tudo seria fácil se eu os mandasse para a cama e a coisa fluísse….mas NÃO, NADA FLUI como eu gostaria e são vários os motivos, que passo a enumerar alguns, pois a lista é extensa e se referisse todos, amanhã ainda estaria aqui a debitar palavras….

Eu: Meninos, cama….lavar os dentes, fazer xixi e cama….go go!!!

B: Já vou mamã, deixa só acabar de fazer isto

G: Tá quase tá quase….!!!

No entanto desde essa resposta até um berro meu vai algum tempo e até irem para a casa de banho, decorre uma boa meia hora!!!! Camadonas de nervos, porque eu, entretanto, já estou com os níveis de sono a subir e os da paciência a descer……….e isto é exponencial…ou seja, não augura nada de bom.

Quando finalmente ultrapassamos esta fase e eles se deitam, começa a altura em que de repente soltam a língua e começam a falar de tudo e um par de botas….desde o que aconteceu durante o dia e que não tiveram oportunidade de partilhar durante todo o período que estiveram em casa, ou mesmo, á hora da refeição!

Quando eu digo que já podiam ter contado isso e que está na hora de dormir, começam os pedidos……tenho xixi outra vez, posso ir à casa de banho???? Tenho sede, podes trazer um copinho de água??? Esqueci-me de guardar o livro na mochila, posso pôr????, etc etc etc…..não se aguenta!!! Eu acabo por fazer as coisas, enquanto eles vão ao wc, pois essa parte esta fora das minhas capacidades e da minha alçada fazer!

Ultrapassado mais este desafio, e tudo parece alinhado para finalmente irem para o vale dos sonhos….começam as questões existenciais que são sempre bem-vindas, exceto na hora de dormir dos filhos e sobretudo da mãe. E surgem em catadupa, umas atrás das outras. Vou tentando responder com calma e serenamente, mas quando chegamos à vigésima quinta, a minha resposta passa drasticamente para um DURMAM SE FAZ FAVOR!!!!!

Contrariados por terem sido obrigados a calarem-se, lá se aninham na almofada e preparam-se para dormir, não sem antes haver muitos beijinhos e abracinhos à mistura.

E se formos contar o tempo que medeia entre o mandas para a cama e este ritual dos beijos chaga a passar uma hora….socorro!!!!

Nessa altura, penso de mim para mim….eles têm uma sorte desgraçada por poderem dormir horas e horas e não sabem aproveitar esta benesse……enquanto nós adultos, temos um horário mais reduzido de horas de dormir….!!! ☹

No entanto, também penso….decidiste ser mãe com todas as coisas boas e menos boas que dai advêm, por isso, tens mais é que ter paciência e aguentar o mau feitio noturno!!!!!

Por isso, apesar deste festival noturno e do sono, admito que muitas vezes, quando o tempo o permite, gosto de me deitar com eles, ler um livro, falar com cada um individualmente ou simplesmente estar e aproveitar este tempo em que eles. Sei bem que são nestas alturas que acabam por desabafar, partilhar histórias e emoções e é extremamente importante saber ouvir e perceber qual é o estado de espírito deles, para que se for o caso, poder ajudar ou mesmo aconselhar.

Como eles dizem….a mãe resmunga muito, mas acaba sempre por ficar connosco!!!!!! 😊 😊

E eu encaro isto como um excelente elogio….. 😊 😊 😊

 

This article was updated on dezembro 1, 2024

Olá, eu sou a Ana e este é o meu blog, o Baloiço das Histórias. Sempre gostei de ler e escrever.....e sobretudo de andar de baloiço. Espero que o apreciem tanto quanto eu e desfrutem da leitura. Beijos....

Comentários